Como o povo todo adora trabalhar com números, vão aí alguns dados: esse ano a ONG aprovou mais de 50% de seus alunos que passaram para a 2ª fase do processo seletivo da UFPR, sem contar os outros que, com bons resultados mo ENEM, passaram pelo SISU e pelo PROUNI. E isso tudo com trabalho voluntário.
Os professores, igualmente voluntários, participam e contribuem pois acreditam no ideal de que a educação é um direito, não um privilégio. Vários deles têm mestrado, um tem doutorado, alguns são jovens e cheios de energia e vontade de compartilhar o que aprenderam. Sem falar na 'sustentabilidade' da organização, com professores que foram ex-alunos do cursinho.
2011 será o 11º ano desse projeto que cria oportunidades valiosíssimas para quem não pode pagar um cursinho pré-vestibular e ainda assim sonha e aspira por ingressar numa instituição de ensino de qualidade. E quem conhece o Em Ação, sabe que essa equipe faz bem mais do que aprovar seus alunos, eles mudam completamente a vida de que um dia fez parte dessa rede de solidariedade. Pessoas antes totalmente desiludidas e sem perspectivas de que esse mundo possa vir a melhorar, ao ter como exemplo a dedicação e o esforço de pessoas que sequer tinham a 'obrigação' de ajudar, ganham uma nova motivação, e, ao ter o objetivo alcançado, voltam como voluntários, por gratidão e respeito.
Por enquanto, o local de aulas do cursinho, que terá seu processo seletivo 201 em breve, é na FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), mas digamos que a coisa toda pode não ficar bem a longo prazo, não na situação de incerteza presente: como o espaço para as aulas é cedido, pode ser que em alguma próxima eleição para a presidência da Federação, o projeta seja cancelado. Aí a ONG fica sem lugar para aprovar seus estudiosos pobres na UFPR. É por isso que a equipe de coordenação do Em Ação está procurando estabelecer uma sede fixa, mas só o terreno custa 1 milhão e meio de reais. Eu fui estudante do cursinho e passei em Ciências Sociais na UFPR, esse ano serei voluntária pois acredito em tudo o que o Em Ação representa (sim, sou pobre). O que e peço a quem tiver lido esse texto é uma ajuda na divulgação desse projeto incrível, e se por acaso o (a) leitor (a) tiver poder aquisitivo relativamente alto (rico ou classe média cidadão de bem com humanidade), peço também ajuda financeira pelo projeto Em Ação. Cinco, dez, vinte reais, qe for já ajuda, O que importa é a intenção de ver esse país um lugar melhor (menos pior, no caso). Obrigada.
Esse é site: Em Ação tem todas as informações.
Eu não escrevo direito, mas fiz o que pude, então, é isso aí ( também tem a comunidade no orkut e o twitter )
A equipe de professores |
*------*
Oi realmente o cursinho em açao é muito bom
ResponderExcluirfiz em 2010 e hoje sou academica da UTFPR
Realmente é muito bom!!!